Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Painel Médico - Mantenha o Controle

Painel Médico - Mantenha o Controle






























Os novos conceitos da Química, Matemática e Física dizem que tudo tende para o Caos. Apropriar-me-ei deste termo para aplicá-lo de forma simplista ao ponto que desejo destacar: Assim que terminamos de disponibilizar um novo painel médico à nossa equipe de Força de Vendas, levando-se em consideração TODO o trabalho envolvido nisso, não podemos prazerosamente nos sentar e 'deixar rolar'. Não! Agora é chegada a hora de acompanhamento extensivo.
Leia também:

Painel Médico - Selecionando e Mantendo um perfil médico adequado

Colocando o Painel Médico na academia

Segmentação do Painel Médico - Targeting & Segmentation

Targeting & Segmentation

Desmistificando a Efetividade da Força de Vendas

Força de Vendas - Características Desejáveis

Representantes - Olhar e Ver



Se há algo para o qual não podemos dar folga é o estreito controle sobre o Painel Médico. O sucesso de cada visita passa por inúmeras fases e todas precisam ser constantemente revisadas e dinamicamente alteradas.

São necessários cuidados diários...
Por sofrerem constantes interações. O Painel Médico necessita de uma atenção especial no que diz respeito às especialidades corretas, bem como a relevância do perfil do profissional médico cadastrado para o Laboratório.

De fato, diversos laboratórios, mais atentos a importância do seu Painel Médico, mantém uma equipe que regularmente checa a qualidade dos dados cadastrados no campo, submetendo-os à uma aprovação interna, e somente após tal processo o mesmo será considerado oficialmente como profissional formalmente visitado.

Questões como...
Que relevância acadêmica o profissional médico demonstra no mercado em que atua? É um profissional que continua a atualizar-se? Exerce alguma influência acadêmica nos demais profissionais do seu mercado de atuação? Qual é o potencial prescritivo que o seu perfil permite? Quanto realmente prescreve?

Tais esquadrinhadoras perguntas são muitíssimo importantes e determinantes no que diz respeito a um perfil adequado para visitação. A sua equipe costuma fazer tais perguntas, bem como compartilhar as respostas destas?


Customize as visitas, por analisar as...
Similaridades prescritivas existente entre os diferentes mercados sob atuação do laboratório. Essa customização além de poupar tempo e custos, ainda potencializa a visitação dos principais prescritores.


Ainda...
Observamos outras ações sendo implementadas:
O cadastro de profissionais que fazem parte do dia a dia do profissional médico;
O acompanhamento dos hábitos do profissional médico nas redes sociais;
Além de alguns 'pulos do gato',
Tudo isso prescinde de planejamento e muito, mas muitos custos.

Se atua na indústria farmacêutica e ainda não mantinha esse olhar para cada visita, talvez agora tenhamos conseguido lhe chamar a atenção.

Custos elevadíssimos...
Estão envolvidos em cada visita feita pelo Representante ou Consultor ao profissional médico.

Uma equipe de Efetividade atenta pode servir como DRIVER, dirigindo a atenção e esforços de cada equipe, em cada região, de forma a ser mais produtiva e assertiva. O que certamente atenuará os custos envolvidos.

Quando analisar os tópicos abaixo, se puder, tente anotar um valor para cada aspecto alistado e imagine o budget necessário para tornar CADA visita eficiente.

SALÁRIOS, ENCARGOS e CUSTOS
Salário e encargos do profissional que efetua a visitação propriamente dita; 
Salários e encargos de todos os gestores acima deste profissional; 
Custo fixo e variável de mobilidade. 
AUDITORIAS, ESTUDOS e ANÁLISES 
Custo envolvido previamente para determinar o profissional médico mais adequado para a especialidade; 
Profissionais de Inteligência de Mercado experientes, bem como os seus respectivos salários e encargos.
CRM e SOFTWARE DE VISITAÇÃO 
Licença do software de visitação utilizado para o registro e acompanhamento das visitações;
TREINAMENTO 
Treinamento dos profissionais da Força de Vendas, que estão sob constante reciclagem; 
MARKETING 
Amostras grátis deixadas com os profissionais médicos; 
Custos com o desenvolvimento e preparação do material de marketing;
EFETIVIDADE DA FORÇA DE VENDAS
Experiente profissionais de Efetividade da Força de Vendas e seus salários e encargos;
Acompanhamento das visitações e da qualidade como são feitas pela equipe de Efetividade da Força de Vendas;
Pronta detecção e alteração de rota no que diz respeito a mudança do Nº de Visitações;
Indicação do Target de profissionais médicos por Setor trabalhado;

O que acha, com tantas implicações, realmente precisamos manter o controle sobre o Painel Médico?



Leia também:

Painel Médico - Selecionando e Mantendo um perfil médico adequado

Segmentação do Painel Médico - Targeting & Segmentation

Colocando o Painel Médico na academia

Desmistificando a Efetividade da Força de Vendas

Força de Vendas - Características Desejáveis

Representantes - Olhar e Ver



Envie os seus comentários, bem como sugestões de artigos. Compartilhe este artigo com outros.