Propósito

✔ Brazil SFE® Pharma Produtivity, Effectiveness, CRM, BI, SFE, ♕Data Science Enthusiast, ✰BI, Big Data & Analytics, ✰Market Intelligence, ♕Sales Force Effectiveness, Vendas, Consultores, Comportamento, etc... Aqui é um lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica atualizam-se, compartilham aspectos, experiências, aplicabilidades e contribuem com artigos e perspectivas, ideias e tendências. Todos os artigos e séries são desenvolvidos por profissionais da indústria. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes®.

Comunicação por se levar em conta o analfabetismo funcional

Comunicação por se levar em conta o analfabetismo funcional




















Falar e escrever corretamente é imprescindível. Tornar-se um grande comunicador é para todos aqueles que buscarem desenvolver-se nisso, logo, buscar conhecer as sutilezas do idioma ajudará a comunicação até mesmo de forma subconsciente. 

Você sabe o que é analfabetismo funcional?


Um comunicador precisa lidar com essa característica ao comunicar-se.

São chamados de analfabetos funcionais os indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas.


A alfabetização pode ser classificada em quatro níveis: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar (ambos considerados analfabetos funcionais), alfabetizados em nível básico e alfabetizados em nível pleno (esses dois últimos considerados indivíduos alfabetizados funcionalmente). 

Conforme a pesquisa, que aplica um teste avaliando as habilidades de leitura, escrita e Matemática, o domínio pleno da leitura vem sofrendo queda entre todos os entrevistados, tendo eles concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Superior. Os dados mostram que o problema do analfabetismo funcional deve ser levado a sério, pois a dificuldade de compreensão dos gêneros textuais, mesmos os mais simples e mais acessados no cotidiano, prejudica o desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional do indivíduo.


Referências:
PEREZ, Luana Castro Alves. "Analfabetismo funcional"; Brasil Escola
Carta Capital - Analfabetismo funcional

Ei! Envie os seus comentários e sugestões de artigos. Compartilhe com seus colegas.