Drops - INOVAÇÃO - 1ª Ação que o CFO deve tomar


Os Millennials e os Centennials são jovens, ativos e estão ocupando cada vez mais espaço a cada dia: eles logo serão responsáveis ​​por mais da metade da população ativa. Os Millennials, uma das gerações mais analisadas ​​de todos os tempos: estão começando a moldar a sociedade. Como os Boomers jovens, idealistas e rebeldes, impactado década de 60. Como os Yuppies ambiciosos da Geração X deixaram sua marca na década de 80. Os Millennials fazem com que seus valores impactem a época na qual vivem e vão deixar uma marca indelével.

Estes jovens adultos estão a construir uma mentalidade global, orientando as próximas tendências de inovação e interrompem completamente o modo como os consumidores se relacionam com as marcas.

Compreender os Millennials é uma tarefa difícil, porque eles são muito diversos: nem todos compartilham a mesma personalidade, a mesma origem social ou a mesma fase da vida. Alguns ainda são estudantes, enquanto outros já são pais. No entanto, quando prestamos mais atenção a esta geração, começamos a perceber que certas características comuns podem ser identificadas.


Não importa suas idades, suas classes sociais ou estados de espírito, Millennials têm sido moldadas por dois grandes fenômenos: a revolução digital e da recessão global. Estes movimentos de expansão e contração transformaram profundamente suas expectativas e suas mentalidades. Esta geração é impulsionada pela combinação única de cautela e sabedoria, tingido com uma certa desilusão que é totalmente própria.



CFOs, dediquem propositalmente, recursos para experimentar, testar hipóteses e validar novos modelos. Comece pequeno, falhe rápido e seja O (maiúsculo) sponsor executivo de um ambiente fértil para a incubação de idéias novas. Desafie a Geração Z (centennials) que já nasceram com um tablet na mão, são impacientes e querem ver resultados na velocidade da Internet.

Aproveite estes experimentos para difundir a cultura de inovação em todos os níveis da organização. Divulgue, reconheça e premie o aprendizado oriundo destes "pilotos".

Seguem 8 dinâmicas que influenciarão as futuras evoluções em termos de consumo, comunicação e inovação:

1. Hyper-conexão

A revolução digital desenvolveu uma propensão quase instintiva para os Millennials se conectarem. O surgimento de smartphones nos permite cumprir este desejo em todos os momentos. As necessidade e os meios para se conectar manterão a evolução de outros tipos de conteúdo. O progresso da realidade virtual abre um escopo de possibilidades para as marcas fornecerem conteúdo over-qualitativos, imersivos e contextualizados em novos tipos de dispositivos. E o melhor: em toda parte e em qualquer momento.

2. Facilidade e rapidez

Como consequência direta da revolução digital, os Millennials rejeitam qualquer tipo de lentidão ou problemas em sua experiência de consumo. Esta expectativa está crescendo rapidamente, tornada crítica pela velocidade do progresso tecnológico. Como resultado, duas grandes transformações terão impacto nas marcas:


Comunicação lenta vai se transformar em uma expressão mais simbólica: a comunicação é cada vez mais visual e os emojis estão começando a substituir as palavras. 
A viagem do cliente será mais curta: Em um mundo onde a compra é reduzido a um “clique” ou “tocar”, a parte superior da consciência da mente torna-se a escolha óbvia e o tempo gasto considerando a compra é reduzido ou mesmo completamente removido. As marcas precisarão tornar-se tão disponível e óbvias quanto possível, até o ponto onde terão de antecipar as necessidades do cliente para melhor atendê-los.

3. Singularidade e auto-expressão

A revolução digital nos deu a possibilidade de expressar nossas diferenças e celebrar nossas características individuais. Os Millennials agora pensam através do prisma da individualidade, livre de normas tradicionais. Metade deles sequer considerar o gênero como um amplo espectro além da simples dicotomia entre homens e mulheres, que até agora parecia inevitável.

Autenticidade, diversidade e criatividade são os valores que esperam de suas marcas favoritas, sendo também o que desejam expressar através deles.

4. Realismo Financeiro

Pela primeira vez, os jovens distinguem-se pela tensão de pagar pelas conseqüências de suas ações, e isso é particularmente verdadeiro nas despesas. Não se trata de gastar menos, mas em gastar o necessário. A maneira como percebem o valor já não é mais simplesmente qualidade / preço que os pais viam antes, mas uma noção envolta em camadas de valor, interrompendo a forma como as marcas tradicionais construíam suas ofertas e promoções.

5. Colaboração

Os Millennials mostram um grande apelo para a cultura de colaboração, que é amplificada pelo ecossistema digital. Isto leva ao desenvolvimento de novos hábitos de consumo comportamental - alternativas reais para a relação tradicional marca / consumidor. Compartilham informações e ajudam uns aos outros. Esta filosofia peer-to-peer permeia todas as categorias: até mesmo a mídia e os conteúdos que os Millennials consomem! São criados por pessoas como eles - para entreter ou instruir pessoas de pensamento similar.

6. Procuram experiências

A importância da experiência é outra característica de uma geração que pode estar um pouco desiludida, mas não a beira do mal-humorado ou pessimista. Mais da metade dos Millennials gastam ativamente em categorias relacionadas a experiências, quando menos de um terço dos mais velhos o fazem. 

As marcas já começaram a entender, investindo fortemente na área da experiência muito além do produto ou serviço em si. Um ponto crítico é: Torna-se essencial ter uma ideia clara sobre a experiência, no momento, que as marcas querem compartilhar com seus consumidores - e quais são os seus limites. Não é sobre a criação da experiências, mas sobre a criação de uma experiência que vai moldar a marca.

7. Saúde

As pessoas mais jovens estão correndo, praticando yoga, substituindo o álcool com suco prensado a frio e monitorando sua saúde em dispositivos conectados. O abuso de drogas e álcool caiu em 38% entre os jovens americanos entre 2008 e 2014. 

A saúde é agora considerada um capital precioso que precisa ser preservado. Os Millennials coíbem colocar-se no caminho do perigo, ao contrário de seus pais na mesma idade. O ritmo de descobertas em relação à saúde, emparelhado com o avanço de wearables propicia uma forma de pró-atividade assistida que provavelmente irá continuar a apoiar esta dinâmica daqui para frente.

8. Impactos

A mudança da mentalidade entre Millennials relaciona-se com sua expectativa de mais responsabilidade. Quase dois terços dos Millennials dizer ser mais atraídos por marcas responsáveis, do ponto de vista social e ambiental. As Marcas já não podem apenas dizer, também devem fazer. Precisam provar sua autenticidade e deixar uma marca no mundo. À medida que a esfera pública os tem decepcionado, os Millennials concentraram suas esperanças num futuro mais brilhante dentro do setor privado.

Olhando-os ainda mais de perto, em diferentes fases da vida, particularmente dos pais, bem como a geração que se segue, os Centennials; podemos observar que estas dinâmicas são verdadeiras e até mesmo tendem a ficar mais fortes com o passar do tempo. 

Consequentemente, podemos estabelecer que este estado de espírito continuará a influenciar toda a sociedade nos próximos anos. Valores fundamentais se espalharão para o resto da população, graças aos Millennials:


  • Fortalecimento
  • Compartilhamento (de conhecimento e consumo)
  • Individualização
  • Controle


Como resultado, se olharmos a longo prazo, várias questões são levantadas:

- Será que a onipotência de indivíduos hiper-conectados e hiper-equipados dará lugar a hiper-dependência?

- Será que as marcas entrarão num círculo virtuoso de partilha através da colaboração e educação dos indivíduos, ou testemunharemos o confronto entre o Campeonato de marcas e a Liga dos consumidores?

- Será que os avanços de personalização através dos dados tornarão as marcas oniscientes?

- Será que a necessidade de controle nos fará mais sábios ou, ao contrário nos paralisará?


Millennials não serão os únicos a responder a essas perguntas. No entanto, é óbvio que a sua marca no mundo será enorme, e os contornos estão se tornando mais claros a cada dia.





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